Mantendo a estratégia de jantares leves a preparar a operação fato-de banho, hoje trago uma proposta muito nutritiva, com um super alimento a quinoa. Cheia de legumes saudáveis e com salmão rico em ómega 3, esta salada deve entrar em modo repeat nestes meses que restam até à época balnear.
Para o mais novo, a quinoa é uma nova ”massa”. Parece ridícula a desculpa, mas não é. Como esta salada é cheia de sabor e bem temperada a única coisa difícil é experimentarem a primeira garfada, porque de certeza que vão gostar.
Se os miúdos forem expostos frequentemente a este tipo de dieta, vão acabar por a encarar como natural e aprendem a gostar dos sabores.
É difícil resistir a um prato tão colorido e com tanta variedade. Além do que o salmão é talvez o peixe que a maioria das crianças elege como favorito.
Na última visita que fiz ao supermercado, (coisa que raramente acontece hoje em dia visto utilizar muito mais o serviço on-line), descobri esta couve flor multicolor, (amarela, roxa, verde e branca). Fiquei fã, porque dá aos pratos um colorido muito interessante e torna-os ainda mais apetitosos.
Utilizei dois tipos de quinoa, (real e vermelha), por motivo nenhum em especial, a não ser pelo fato de o prato ficar mais bonito.
Esta é mais uma receita, fácil rápida e saudável, daquelas que podem ser repetidas vezes sem conta. Apesar de ser uma salada, como é servida quente, aconchega nos dias mais frios e sacia. É uma salada de inverno… a pensar nas férias de verão e na praia.
Se me perguntarem o que pode fazer com que esta salada de apenas boa passe a extraordinária, terei que dizer que é o ponto do salão.
Aqueçam um grelhador ou frigideira apenas com um fio de azeite no fundo. Depois de bem quente coloquem o lombo de salmão com a pele para baixo. Deixem cozinhar uns 5 minutos, depois virem e cozinhem apenas 1 ou 2 min. Se o salão ficar muito passado, fica seco e enjoativo. A ideia é que por dentro mantenha a cor próxima da que tem crú e sobretudo que fique muito suculento.
- Salada
- 1 chávena de quinoa, (real e vermelha)
- 8 espargos
- 200 g de couve-flor multicolor
- 150 g de cogumelos shitake
- 12 tomates cereja multicolor
- ½ curgete cortado em cubinhos
- 1 cebola roxa picada
- Cebolinho
- Sal qb
- Azeite qb
- sumo de limão qb
- Salmão
- 700 g de lombo de salmão
- 1 dente de alho
- Sal qb
- Azeite qb
- Pimenta Preta qb
- Ferva água
- Encha uma chávena com quinoa
- Num tacho coloque a chávena de quinoa e duas de água fervente
- Deixe cozinhar 15 minutos
- Escorra e reserve
- Corte apenas as flores da couve-flor e dê-lhes uma fervura
- Escorra e reserve
- Numa frigideira com um pouco de azeite começe por saltear a cebola os espargos e a couve-flor, passados um minuto adicione os cogumelos e passados dois minutos a curgete e os tomates. Tempere com sal a gosto
- Tempere o salmão com o sal, o alho ralado, a pimenta e o azeite
- Coloque numa frigideira bem quente 5 minutos com a pele para baixo
- Depois vire e cozinhe por mais dois minutos
- Pode servir tudo numa saladeira grande, ou optar por servir em doses individuais:
- Coloque a quinoa na taça
- Adicione os vegetais salteados
- Tempere com azeite e sumo de limão. Retifique o sal se necessário.
- Coloque o salmão em cima
- Polvilhe com cebolinho picado
Deixe uma resposta