Quando o tempo começa a aquecer e o verão parece estar cada vez mais perto, as saladas tornam-se muito mais apetecíveis. Não só pela operação bikini, mas também porque uma salada fria sabe muito melhor se o tempo estiver mais quentinho.
Esta salada de sapateira mistura folhas verdes com fruta, o que torna extremamente saborosa. O molho asiático completa o toque final, que confere elegância e intensifica o sabor.
Hoje uma amiga perguntou-me: ”Mas os miúdos comem aquelas receitas asiáticas que fazes?” E a partir desta pergunta falámos um pouco sobre este tema. Os meus miúdos comem estas receitas, é verdade que não guarneço o prato deles com malagueta e tenho cuidado na quantidade de picante, mas à parte disso comem! Como é que consegui que o fizessem? Eu tenho sempre sopa feita. Quando quero que experimentem uma coisa nova, (quer em termos de sabor, quer em termos de textura), começo por lhes dar um bom prato de sopa e depois o que quero que experimentem. Ainda que digam que não gostam, não dou alternativas. Não os obrigo a comer um prato cheio, mas têm que ir provando. Assim desde muito cedo começaram a ter contacto com paladares e texturas muito diversas. Mesmo que comam pouco, prefiro compensar com fruta ou com um snack antes de se deitarem. Outra técnica que utilizo é dizer que o jantar é especial, coloco uma mesa toda bonita, mostro fotografias de países exóticos, digo-lhes que vamos embarcar numa viagem até lá. Se a comida tiver uma história associada é mais fácil convence-los.
Quem quis comer sapateira foi o mais novo cá de casa. Passámos na peixaria, a minha ideia era comprar peixe mas ele olhou para a sapateira e disse: ”Mamã o que me apetecia mesmo era sapateira!” Faça-se a vontade da criança assim não pode dizer que não gosta!!!
Eu não sou expert em alimentação infantil, apenas estou a partilhar convosco como funciono cá em casa.
Esta salada foi feita para um jantar, mas também resulta na perfeição como entrada, servida em doses individuais, se quiser impressionar num jantar de família ou amigos. É tão saborosa que ninguém resiste.
- Salada
- 1,5 Kg de sapateira
- Sal
- 100 g de rúcula
- 3 tomates cortados em cubinhos apenas a parte rija
- 2 mangas cortadas em cubos
- 2 abacates maduros cortados em cubos
- 1 cebola roxa cortada em tiras fininhas
- 1 malagueta vermelha
- 1 raminho de coentros
- Molho
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de óleo de sésamo
- 1 colher de sopa de molho de soja
- Sumo de 1 lima
- 1 dente de alho ralado
- 1 cm de raíz de gengibre ralado
- Cozer a sapateira, (60 g de sal por Kg de sapateira e 20 minutos depois de ferver para 1,5 Kg)
- Retirar a carne da sapateira e reservar
- Numa travessa grande espalhar os legumes e a fruta
- Colocar no centro a sapateira
- Espalhar em cima a cebola, as folhas de coentros e a malagueta
- Num jarrinho colocar todos os ingredientes do molho
- Emulsione com um garfo até a mistura ficar homogénea
- Regue a salada e sirva de imediato
É importante que ao abacates estejam bem maduros. Prove o molho, se for muito ácido para o seu gosto pode adicionar uma colher de chá de açucar amarelo.
Bom apetite!
Deixe uma resposta