Digam lá parece ou não parece IRRESISTÍVEL???
E é mesmo irresistível. Esta receita é muito fácil de fazer, rápida e mais saudável não se poderia pedir. Enfim, o atum perfeito para um jantar de família durante a semana, ou para uma refeição light a dois, mas claro, nessas circunstâncias acompanhado de um excelente vinho branco!!!
Não há nada de extratordinário, nem de puco usual nesta receita. O segredo reside mesmo na simplicidade e na frescura do atum. Aliás quando usamos produtos frescos, não vale a pena inventar muito, uma vez que o sabor da frescura é único e o melhor.
Aqui o destaque vai mesmo para o atum, fresquíssimo!!!
Eu tenho a sorte de ter uma peixaria ótima bem perto de casa, mas hoje em dia, alguns supermercados já têm boas peixarias, onde se consegue encontrar bom peixe e fresco, a outra solução é planear as refeições da semana e adquirir os produtos no mercado durante o fim-de-semana. Até pode ser um bom programa, hoje em dia os mercados estão a ser revitalizados na maior parte das cidades e muitos para além do mercado em si, oferecem outro tipo de serviços, como restauração, exposições, comércio de artesanato… enfim dependendo da cidade e do mercado, existem um sem número de serviços associados, que podem transformar os mercados num programa bem mais giro que o habitual.
Resolvi acompanhar o atum com uma salada simples sem nada de mais. A um daqueles pacotes que já trazem a mescla de salada lavada, adicionei apenas uns rabanetes, porque adoro o sabor e a textura.
Faço sempre salada com mais do que um legume, isto para incentivar a experimentação dos mais novos, até porque se não gostam de alface roxa, podem gostar de canónigos. Aliás, este último é uma folha verde que tem feito sucesso entre os mais novos. Desde os filhos aos sobrinhos e aos amigos, nenhuma criança que passou cá em casa e experimentou este vegetal disse que não gostava.
Podem sempre acompanhar este prato com um arroz branco, neste caso gosto de num basmatti, mas mesmo um arroz agulha branco ou selvagem, ficará delicioso com o atum.
- Salada
- Mistura de folhas verdes
- 1 Molho de Rabanetes
- Sal
- Azeite
- Vinagre balsâmico
- Atum
- 2 bifes de atum de aproximadamente 400g, (têm que ser altos)
- sal
- Molho
- 1 raminho de manjericão
- 1 limão
- 2 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 colher de chá de mostarda c/ grão
- 1 colher de chá de melaço
- Coloque a salada num recipiente e corte os rabanetes como preferir
- Coloque um grelhador no lume a aquecer
- Triture todos os ingredientes do molho até obter uma mistura espessa
- Pincele o atum com uma parte deste molho
- Quando o grelhador estiver bem quente coloque o atum 2 min de cada lado
- É importante deixá-lo no ponto. Se o deixar passar muito em vez de suculento fica seco.
- Tempere a salada e sirva
- Sirva o atum partido em fatias e regado com o molho
Deixe uma resposta