Apesar de não publicar posts já há algum tempo, (demasiado), não quer dizer que tenha perdido a minha paixão por cozinha, apenas que o tempo livre é um bem demasiado raro hoje em dia.
Chegado, (ou não), o Verão é tempo de comer no jardim ou na varanda ou em qualquer sitio ao ar livre, que nos faça aproveitar o bom tempo, as férias ou apenas sonhar com lugares exóticos.
Apesar de calhar bem em qualquer altura do ano, para mim o arroz negro é um prato de verão, se calhar apenas porque combina bem com um vinho branco gelado.
Sou apaixonada por tudo o que vem do mar. Peixe e mariscos são hoje em dia os pratos que mais gosto de preparar. Fico triste quando oiço notícias sobre a escassez de peixe nos oceanos e o aumento de plásticos!!! Faço aqui um alerta, não levem plásticos para as praias, para não correr o risco de alguma garrafa ficar perdida no areal. De preferência reduzam a utilização deste material. Temos que proteger os oceanos se queremos continuar-nos a deliciar com as iguarias que o mesmo nos oferece.
Voltando ao assunto do post de hoje, arroz negro… O segredo está na escolha de ingredientes frescos, de resto não tem grande ciência, tem sim imenso sabor, que é como quem diz… o mar dentro de um tacho!!!
Eu usei mesmo a tinta dos chocos, a parte mais difícil deste prato foi mesmo arranjar os chocos e reservar a tinta. Podem pedir ao peixeiro para o fazer ou então compram chocos sem tinta e uma lata de tinta de choco que já existe à venda em algumas superfícies comerciais. Também optei por camarões frescos, na minha opinião têm muito mais sabor que os congelados. De resto é ume receita muito simples que apenas requer alguma paciência no processo de cozedura do arroz.
- 300 g de arroz arbóreo
- 1 kg de chocos médios com tinta
- 0,5 kg de camarão, (fresco de preferência)
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 100 ml de vinho branco
- 1 molhinho de coentros
- Malagueta
- sal
- Azeite
- Arranje os chocos para grelhar e reserve a tinta dos mesmos.
- Coza o camarão 4 min em água e sal a ferver
- Retire o camarão, descasque o corpo do mesmo e volte a ferver as cascas na água da cozedura por mais 20 min
- Entretanto, num tacho de paella, refogue a cebola, o alho, e metade da malagueta e os talos dos coentros bem picadinhos em azeite até estarem macios.
- Adicione o arroz e frite-o no refogado.
- Em seguida adicione o vinho branco até evaporar.
- Junte a tinta e choco e mexa até o arroz ficar todo preto.
- Vá adicionando água do camarão e deixando evaporar, repetindo o processo até o arroz estar cozido.
- Verifique o sal
- Num grelhador, grelhe os camarões e os chocos apenas temperados com sal
- Sirva o arroz no techo guarnecido com os camarões, os chocos grelhados, folhas de coentros e malagueta picada
- Regue com um fio de bom azeite
Bom apetite e um excelente verão
Deixe uma resposta