Tenho andado desaparecida destas andanças. Não que não tenha cozinhado, porque isso faço quase todos os dias, mas porque não tenho tido tempo nenhum para tirar as fotos.
Muito trabalho, muitos projetos, teatros na escola e muitas ausências profissionais, não me têm dado o tempo que eu gostaria para dedicar a esta minha paixão.
Mas hoje foi um dia mais calmo, consegui chegar a casa por volta das 19 horas e por isso com tempo para cozinhar, ou seja, 30 minutos, uma vez que às 20 tem que estar tudo pronto, para que os miúdos se deitem a horas decentes.
Passei no talho e comprei uma peça de rosbife, (existem vários cortes no talho que dão para fazer este prato, se tiver confiança o melhor é pedir opinião ao senhor do talho, neste caso estou a utilizar uma alcatra muito tenrinha), se acha que este é um prato muito demorado e elaborado então este post é mesmo para si, porque vai ver que não é nada disso. Este é um prato rápido, saudável e muito simples de fazer.
O segredo é mesmo um bom naco de carne e alguma variedade de legumes.
Na fotografia acima podem ver o tabuleiro de legumes que preparei para levar ao forno.
Quanto ao rosbife, comecei por selar a carne numa frigideira com azeite bem quente e depois é só levar ao forno uns 10 a 20 minutos dependendo do ponto em que gosta da carne.
Resumindo, faz-se tudo em muito pouco tempo, sem esforço e sem grandes técnicas culinárias. Se precisar de um acompanhamento mais consistente e quiser rapidez, uns cuscus, são sempre uma opção.
Como podem ver atrás da carne estão uns cuscus de espelta integrais, tudo para manter a refeição saudável e lowcarb, afinal o verão está a chegar!!!
Apesar de a refeição ser saudável, vale a pena começar a educar os mais pequenos neste tipo de paladares. Estes são os acompanhamentos que todos comemos dos 5 aos 50. Acreditem, é mesmo assim que comemos cá em casa. Cada um come mais do que mais gosta, mas todos temos que experimentar tudo. Torna-se uma espécie de jogo para os mais pequenos e pelo meio lá vão aprendendo mais um pouco sobre alimentação saudável.
Muitas vezes a resistência a este tipo de alimentação nem vem dos mais novos, mas sim do meu marido. No entanto estou apostada em nos tornar a todos um pouco mais saudáveis e por isso insisto. É uma luta mas eu sou lutadora e persistente!!!
Quanto à utilização de carnes vermelhas, tento reduzir o seu consumo, não tanto por uma questão de saúde, mas sobretudo por uma questão ambiental. A indústria pecuária é das mais poluentes em todo o mundo e a produção de carne bovina é, dentro de todas as espécies, a mais poluente. Por isso apenas utilizo esta carne de vez em quando.
No entanto quando fizer rosbife, vale sempre a pena fazer um pouco mais, amanhã mostrarei umas opções para fazer com as sobras.
- Rosbife
- 1 Kg de carne para rosbife
- 1 colher de sopa de mostarda integral
- 4 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- Sal
- Azeite
- Legumes
- 100 g de cogumelos
- 100 g de espargos
- 100 g de pimento vermelho
- 200 g de batata doce roxa
- 1 dente de alho
- Tomilho
- Sal
- Azeite
- Cuscus
- 50 g de cuscus integral de espelta
- Água
- Sal
- Azeite
- Pré-aquecer o forno a 180º
- Fazer uma pasta com a mostarda, o azeite, os alhos, o louro e o sal
- Esfregar esta pasta na carne
- Colocar uma frigideira com uma quantidade generosa de azeite em lume alto
- Selar a carne, uns 4 minutos de um lado e mais 4 do outro
- Retirar do lume e levar ao forno a 180º, (10 minutos mal passada, 20 minutos no ponto)
- Entretanto cortar os legumes e dispô-los num tabuleiro forrado com papel vegetal
- Temperar os legumes com alho, sal, tomilho e azeite e levar ao forno uns 15 minutos
- Retirar a carne do forno e deixar repousar uns 10 minutos antes de cortar em fatias fininhas
- Ferver a água
- Numa taça funda colocar os cuscus, temperar com sal e azeite e cobrir com água
- Tapar durante 5 minutos e estão prontos
- Sirva tudo como mais gostar
Bom apetite!
[…] coloquei aqui no blog uma receita de rosbife, e referi, que seria bom fazerem a mais, uma vez que esta carne é muito versátil para utilizar […]