Com estes dias frios, é chegado o momento de entrarem em cena aqueles pratos de comida reconfortante e quentinha. Pratos que nos permitem aquecer a alma e sonhar. Para mim, este tipo de comida, deve ser capaz de se comer apenas com um garfo ou colher, num prato fundo e preferencialmente sentada bem perto da lareira.
A receita que vos trago hoje satisfaz este conceito e em simultâneo pode ser um prato elegante servido num requintado jantar, isto porque apesar do risotto ser uma receita de conforto, o sabor conferido pelo funcho e abóbora assados, são intensos e elevados ao mais alto nível com o crocante da amêndoa.
No final este prato apela a todos os sentidos, sobretudo ao olfato pelo seu aroma intenso mas delicado e começa num singelo tabuleiro de legumes prontos a ir ao forno…
Abóbora cortada em cubos, sementes de sésamo, abóbora, linhaça e funcho, amêndoa em palitos, regados com azeite e uma pitada de sal. A magia acontece no forno, mais tarde junto um bolbo de funcho cortado às rodelas para intensificar o sabor.
Quando os legumes começam a ficar assados e o funcho a libertar o seu aroma, a cozinha é invadida por uma floresta, por um campo de flores. Apenas pelo cheiro começamos a ter uma ideia de como será o sabor… Tão bom que as glândulas salivares começam a trabalhar a um ritmo acelerado.
Esta foi das receitas que mais gozo me deu fazer nos últimos tempos. Foi inspiradora e reconfortante, tanto que me deu para escrever nos meus queridos cadernos de notas, algo que já não fazia à muito tempo, fruto da vida acelerada que temos. É difícil encontrar equilíbrio entre o que nos preenche, a família, a profissão e os afazeres quotidianos, por isso cada vez valorizo mais estes momentos de inspiração, realização e paz.
Fazer um risotto pode ser demorado, mas eu usei alguns truques para minimizar o tempo e poder transformar esta receita num prato rápido para preparar no dia-à-dia. Confesso que usei caldo de carne em cubo e cortei a abóbora em cubos pequenos e o funcho às rodelas para que assassem mais rápido. Assim não demorará muito a ter esta delícia à mesa.
- 0,5 kg de abóbora
- 2 colheres de sopa de amêndoas palitadas
- 3 colheres de sopa de mistura de semente, (linhaça, abóbora, sésamo e girassol)
- 1 colher de chá de sementes de funcho
- 1 bolbo de funcho
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 250 g de arroz arbóreo
- 250 ml de vinho branco
- 1 colher de chá de manteiga
- 200 g de queijo parmesão ralado na hora
- 2 l de caldo de carne
- Azeite qb
- Pimenta preta
- Sal
- Pré-aqueça o forno a 200ºC
- Se utilizar caldos em cubo, coloque-os em água a ferver e mantenha-a bem quente
- Corte a abóbora em cubos de 1 cm
- Coloque uma folha de papel vegetal sobre um tabuleiro e disponha os cubos de abóbora, a amêndoa e as sementes, regue com azeite, tempere com sal e pimenta e leve ao forno a 200ºC
- Quando a abóbora estiver meio assada, adicione o bolbo de funcho cortado às rodelas e continue a assar os legumes até estarem dourados (200ºC). Este processo deve demorar uns 15 min dependendo do forno
- Enquanto os legumes assam, pique a cebola e o alho. Num tacho grande refogue-os em azeite.
- Adicione o arroz e deixe-o tufar um pouco no refogado
- Seguidamente adicione o vinho branco e deixe-o evaporar totalmente
- Continue a cozer o arroz adicionando caldo de carne e deixando-o evaporar. Repita o processo até o arroz estar quase cozido.
- Quando estiver próximo do ponto de cozedura, adicione os legumes assados reservando alguns para decorar
- Continue o processo do caldo até o arroz estar cozido
- Desligue o lume
- Adicione a manteiga e o queijo e envolva o arroz
- Sirva imediatamente decorando com os legumes que reservou
Deixe uma resposta