Este tipo de refeição consiste nuns noodles cozidos num caldo, (soja ou miso, com carne ou marisco) que em cima são guarnecidos com cebolinhas verdes ou outras guarnições do agrado de cada um.
Quer a China, quer o Japão têm pratos típicos com estas características. Assim é difícil esclarecer qual a sua verdadeira origem.
No entanto, a palavra Ramen é de origem japonesa e a receita que hoje aqui vos deixo é uma forma supersónica de preparar esta refeição, cujo caldo, leva umas três a cinco horas a fazer mas que com alguma magia hoje, levou apenas 5 minutos.
No Japão quase todas as aldeias, vilas e cidades têm um Ramen típico. Os Japoneses levam a sua cultura muito a sério e a rivalidade entre os chefs desta iguaria são uma realidade. A receita passa de geração em geração e são segredos bem guardados. O que é certo e sabido, é o efeito que uma boa tigela de Ramen provoca na alma. Este sentimento até já foi imortalizado num filme, (Ramen Girl), ótimo para ver numa daquelas tardes de ”sofazing” ou ”mapling” em que não apetece pensar em nada.
Hoje foi um daqueles dias em que tudo se complica!!!
Trânsito parado, fiquei atrasada para a última reunião do dia!
Depois, uma confusão para ir buscar o miúdo à escola, mais trânsito e acabei a ficar atrasadíssima para a consulta de pediatria!
O dia já ia longo e o cansaço no pirralho já era notório, ou seja, birra! Mais transito para casa. Nestas alturas o que nos vai passando na cabeça, não é nada nem de bonito nem de agradável.
Acabei a chegar a casa já perto das 20 horas, com banhos por tomar, jantar por fazer, cabeça a mil e num estado de irritabilidade não recomendado. O que tinha planeado não era opção, pelo menos se queria que o pessoal estivesse na cama por volta das 21 horas.
Abri o frigorifico e quando vi os cogumelos shitake, acendeu-se uma luz… Ramen a resposta era Ramen.
O tempo de preparar esta receita é o tempo de ferver 1 ou 2 l de água (consoante o número de pessoas) numa chaleira elétrica. Não estou a brincar, é mesmo o tempo de ferver a água.
- 2 L de água
- 2 cubos de caldo de galinha
- 200 g de noodles de arroz vermicelli
- 100 g de espinafres frescos
- 200 g de cogumelos shitake frescos
- 400 g de miolo de camarão
- 2 cebolinhas verdes, (Spring onions)
- 1 malagueta vermelha
- cebola frita
- coentros
- 8 colheres de sopa de molho de soja
- 4 colheres de chá de molho de peixe
- 1 lima
- Colocar a água a ferver
- Dispor 4 tigelas na bancada
- Em cada tigela colocar 50 g de noodles, 25 g de espinafres frescos, 50 g de cogumelos shitake
- Se os camarões forem congelados passa-los por água quente da torneira para retirar o excesso de gelo
- Adicionar a cada taça 100 g de miolo de camarão
- Colocar por cima 1 rodela de lima, coentros, cebola frita, cebolinhas verdes picadas e malagueta
- Quando a água estiver a ferver juntar os cubos de caldo de galinha, o molho de soja, o molho de peixe e metade de uma lima em sumo.
- Misturar tudo
- Encher as tigelas com o caldo e tapar durante 1 ou 2 min com um prato
- Servir de imediato
[…] micro-ondas) e sem utilizar o micro-ondas, também já vos tinha dado outra receita ultra-rápida, (Ramen de camarão e espinafres em 5 min). Por utilizar este recurso em diversas situações, este será um tema ao qual voltarei com […]