Numa tentativa de educar os mais novos numa alimentação saudável, tento que na sua lancheira constem lanches saudáveis. Assim fujo às bolachas e a outros produtos processados, muito populares para este tipo de situação.
Sempre enviei leite, (4 dias do simples e 1 dia leite achocolatado), pão escuro e fruta. Foi com alegria que percebi, numa palestra sobre alimentação infantil com a nutricionista Ágata Roquette, que este tipo de lanche é bastante equilibrado, pois tem proteína, hidratos e fibras. Às vezes em vez de fruta envio uns palitos de cenoura e se de vez em quando opto por um sumo natural, (que de acordo com a Ágata Roquette, até estes têm que ser bebidos com moderação, porque se concentra apenas o açucar da fruta deixando de fora as fibras da mesma), envio um queijinho. Mas no fundo não passa muito disto e ultimamente tem surgido queixas, sobretudo a respeito do pão. ”Mamã estou farto quero outra coisa, bolachas ou bolos!!!”
É difícil encontrar soluções saudáveis, e ainda mais difícil entender o que é saudável, sobretudo porque aparentemente tudo é mau… A fruta tem pesticidas, o pão glúten, a carne hormonas, o peixe antibióticos, enfim… Parece que não podemos comer nada!!! No entanto sabemos que sobrecarregar as crianças com açucar, é mesmo mau, diabetes, hiperactividade, cáries dentárias, são tudo situações diretamente relacionadas com o consumo de açucar em excesso.
Numa tentativa de encontrar soluções alternativas ao pão, fiz estes queques. Não têm açucar refinado, mas são calóricos na mesma uma vez que têm tâmaras e banana a substituírem o açucar e os ovos. Também não têm glúten, utilizei aveia integral e mirtilos frescos. Apesar de ricos em frutose, de vez em quando estes bolinhos podem ser uma alternativa ao lanche, sobretudo por serem ricos em fibra e ingredientes naturais.
Aparentemente tinham tudo para correr mal, mas forma devidamente aprovados pelo menino de cinco anos que tenho cá em casa: ”Mamã eu gosto mesmo destes queques, são mesmo deliciosos, posso levar para a turma toda?”
As quantidades da receita dão para 8 queques, fofos e saborosos.
- 2 bananas
- ½ chávena de tâmaras sem caroço
- 2 chávenas de flocos de aveia integral
- ½ chávena de leite s/lactose
- 1 colher de chá de fermento
- Gotas de limão
- Mirtilos
- Pré-aquecer o forno a 200ºC
- Num processador de alimentos reduzir os flocos de aveia a farinha e reservar
- No mesmo processador, reduzir as bananas, as tâmaras e o leite a puré
- Adicionar a farinha de aveia e o fermento
- Misturar até obter uma consistência homogénea
- Adicionar umas gotas de limão e misturar
- Encher 8 formas de queques até ¾ das mesmas
- Colocar três mirtilos no topo de cada uma
- Levar ao forno a 200ºC, 20 minutos
Espero que gostem desta alternativa.
Bom apetite
Margarida
Deixe uma resposta