Quase sempre, quando compro peixe, compro um inteiro. Geralmente é mais barato do que à posta e posso pedir ao peixeiro para mo arranjar de acordo com o que quero cozinhar.
No caso da pescada, gosto de pedir para me preparem os lombos altos sem pele para os partos que necessitam de postas branquinhas e bem altas e reservo a cabeça e o rabo para estes pratos mais rústicos mas igualmente deliciosos. Esta massinha que hoje vos apresento é feita exactamente com a cabeça e rabo de uma pescada.
Não se assustem, a malagueta é apenas uma opção se quiserem guarnecer!
Não é uma massinha de peixe muito elaborada, este é um prato pensado para o dia-à-dia de famílias com crianças, sendo uma boa base de introdução de peixe na alimentação e como quase não tem especiarias pode ser dada a crianças a partir de 1 ano desde que já comam tomate.
Os adultos, se quiserem dar mais corpo à massinha podem colocar por cima um pouco de malagueta picada.
Eu não sou especialista em alimentação infantil, mas a experiência com a criança e adolescente cá de casa, é que quando habituados, começam a comer de tudo. Este tipo de pratos, preparados de uma forma mais simples e menos temperada são uma boa forma de educar o paladar dos mais novos.
Depois de um dia de trabalho, onde muitas vezes a hora a que chegamos a casa é aquela a que deveríamos servir o jantar é difícil ter soluções rápidas para podermos variar na ementa.
Como é que surge esta solução?
Chego a casa às 19 horas e 30 minutos e tenho 3 bocas famitas para alimentar, 1 ser que precisa de estar na cama às 21 horas, outro que necessita de ajuda nos TPC,. Ufa por onde começar?
Pelo jantar.
Esta massinha é uma solução rápida e apenas precisa de ter peixe em casa, pode inclusivamente ser congelado. Hoje utilizei pescada, mas pode ser feita com outro peixe ideal para cozer que possam ter no congelador. Todos os outros ingredientes, são coisas habituais nas nossas casas. Logo este prato enquadra bem naquela categoria tão conhecida de todos os portugueses, o desenrascar! Pois leva apenas 35 minutos desde o início da preparação até estar na mesa!
Assim foi possível começarmos a jantar por volta das 20 horas e 10 min. O ser mais novo às 21 horas estava na cama e os TPC do mais velho a serem corrigidos.
- 2 tomates bem maduros
- ½ cebola
- 2 colheres de sopa de concentrado de tomate
- coentros qb
- sal qb
- Azeite qb
- 100 g de massa de cotovelos
- 500 g de pescada
- Para guarnecer opcional
- Malagueta Vermelha, das maiores que são menos picantes
- Salsa
- Coentros
- Colocar a pescada a cozer em água, (1,5L) a ferver e sal. Se já está descongelada demora uns 5 a 7 min. Se ainda está congelada uns 10 a 15 min.
- Num tacho à parte refogar em azeite, o tomate, a cebola e os coentros.
- Reservar a pescada cozida
- Adicionar a água da cozedura da pescada ao refogado e temperar com sal a gosto, deixar ferver.
- Adicionar a massa de cotovelos e deixar cozer
- Arranjar o peixe
- Quando a massa estiver cozida, adicionar o peixe e deixar uns 5 min tapada.
- guarnecer com ervas e malagueta a gosto
Deixe uma resposta