Nem sempre me apetece comer partos sofisticados, elegantes ou excêntricos. Apesar de ser uma apaixonada por cozinhas de culturas diferentes, muitas vezes o que me satisfaz é voltar aos paladares da minha infância em casa da minha avó no interior Algravio.
Nas férias quando a família se juntava, os assados no forno a lenha eram reis e senhores. Refeições prolongadas à sombra de uma parreira pela tarde fora. Recordo o cheiro a fruta madura, o pão quente acabado de cozer, o aroma da carne e do louro, o calor e sobretudo a alegria com que se comia. Assados simples mas intensos no sabor e nas memórias.
Gosto de juntar um grupo à mesa que me faça reviver esses momentos, (sou uma saudosista), servir essa comida genuína que a minha avó fazia com tanto amor e que a minha mãe repete com igual sentimento e muita mestria.
Tenho pena de não ter um forno de lenha, mas com paciência um assado no forno elétrico pode assemelhar-se. A ideia é assar a carne muito lentamente. Uma peça de entrecosto com 2,5Kg deixo no forno a 150º umas 4 horas.
Não é um prato bonito definitivamente, mas em compensação é um prato carregado de sabor e amor.
Vale a pena apostar numa marinada de véspera para que a carne ganhe mais sabor. As batatinhas novas, bem assadas e crocantes completam a sensação de conforto e bem-estar que este tipo de comida proporciona.
Acompanhe com uma boa salada verde, pão torrado e um bom vinho.
Cheers e boa festa!!!
- 2,5 Kg de entrecosto
- 1 cabeça de alho
- Sal qb
- Pimenta Preta qb
- 4 hastes de rosmaninho
- 2 colheres de sopa de pimentão em pó
- 200 ml de vinho branco
- Azeite
- 500 g de batatinha nova para assar
- Na véspera tempere a carne com sal, pimenta preta, rosmaninho e pimentão em pó
- Regue com o vinho branco e deixe a marinar toda a noite
- Na manhã seguinte, 4 horas antes de servir pré-aqueça o forno a 150º
- Pincele a carne com azeite
- Coloque a carne na grelha do forno com um tabuleiro por baixo com o que restou da marinada e duas colheres de sopa de azeite. Deixe ir assando
- De meia em meia hora regue a carne com o molho do tabuleiro
- Quando for capaz de separar a carne do osso com um garfo é sinal que está pronta
- Na última meia hora coloque as batatinhas lavadas e cortadas ao meio no tabuleiro, regue com o molho e deixe ir assando
Deixe uma resposta