Uma das coisas fantásticas da cozinha portuguesa são as sopas. É um prato saudável indicado para miúdos e graúdos.
Todos os especialistas em alimentação, advogam o aumento do consumo de vegetais em detrimento da quantidade de proteína ingerida, especialmente carne. Assim sendo, preservar esta tradição da cozinha portuguesa, a sopa, é dar saúde à sua família.
Cá em casa, há sempre um prato de sopa como entrada.
No inverno adoramos sopas quentes, como o creme que hoje apresento. Uma sopa consegue aquecer a alma e o coração sem nos fazer sentir culpados pela quantidade de calorias ingeridas.
Uma boa opção para reduzir a quantidade de calorias numa sopa, é não utilizar os legumes com maior índice glicémico, como a batata por exemplo.
As sopas fazem parte do programa nacional de luta contra a obesidade, promovido pela direção geral de saúde, para saber mais clique Aqui.
Muitas pessoas queixam-se de que os filhos não comem sopa. Geralmente as queixas mais frequentes das crianças são: os vegetais a boiarem no caldo e a textura. Mas a minha experiência diz-me que estas queixas são apenas um fenómeno de grupo criado no seio dos amiguinhos de aversão aos verdes. Em casa tento sempre contrariar esta aversão mantendo uma oferta variada de frutas e legumes. Acho que resultou, pois cá em casa crianças e adolescentes comem legumes.
Sou defensora de que devemos habituar as crianças a comer tudo, no entanto, parece-me preferível que comam uma sopa em creme, do que não comerem qualquer legume. Além de que os cremes são um ótimo aliado das mães, são muito mais rápidos de fazer.
Uma dica que resultou cá em casa, foi colocar pouco a pouco pequenas porções de verduras nos cremes. Primeiro uma folha, depois duas, três… e por ai em diante.
- 3 Curgetes
- 1 cebola
- 1 talo de aipo
- 100 g de espinafres
- 20 gramas de parmesão
- Azeite
- Sal
- Pimenta
- Descasque os curgetes e corte-os em cubos
- Pele a cebola e corte em cubos
- Parta o talo de aipo em duas partes
- Junte aos restantes legumes 50 g de espinafres
- Coloque tudo numa panela, (uso sempre ou a panela de pressão ou o robot)
- Junte 750 ml de água
- Regue com azeite a gosto
- Deixe cozer os legumes, (20 min no robot, 10 min na panela de pressão)
- Quando terminar de cozer, retire o aipo, (é muito fibroso e não funciona bem em cremes) Transforme em creme os restantes legumes e caldo com a varinha mágica ou robot
- Sirva com alguns espinafres em cima
- Coloque queijo parmesão acabado de ralar, (tem muito mais sabor)
Deixe uma resposta