Bem vindos ao paraíso!!!
Já visitei praias e lugares maravilhosos nas caraíbas, mas nenhum como Cayo Levisa.
Esta pequena ilha situada do norte de Cuba, na província de Vinales é um paraíso perdido. Não tem resorts nem hotéis de 5 estrelas que trabalhem com operadores turísticos, não tem avião e a viagem de carro até ao cais para o barco é feita por estradas nacionais, ou seja, longaaaaaaaaaaaaaaaaa…
No entanto o que esta ilha tem são águas transparentes e cristalinas, praias de areia branca, paisagens naturais e ainda selvagens e sobretudo é pouco turística, o que a torna num lugar único para descansar.
A ilha apenas possui um pequeno hotel da companhia estatal hoteleira ”Cubanacan”. O hotel ocupa 1/10 da ilha, não tem piscinas e é todo construído em Madeira. Os quartos são bungalows mesmo em cima da praia, grandes e confortáveis. Destaco o alpendre com uma cama de rede virada para o mar, o chuveiro cá fora e o silêncio. O pior é mesmo o catering do hotel e não existe outra opção em toda a ilha pois a mesma não é habitada.
Apesar das condicionantes amei o hotel, sobretudo por ser todo construído em madeira e por haver cuidados especiais na proteção do meio ambiente. Para além disso o pessoal é simpático e a ilha é tão paradísica que não necessita de absolutamente mais nada.
Nesta estadia tivemos direito a sol, mas também a apreciar uma mini-tempestade tropical de final de tarde que cobriu a ilha com uma tonalidade misteriosa…
Sob esta tonalidade mistério, caminhei ao longo da ilha, por vezes, a vegetação vinha mesmo até à água e para passar de uma praia para outra tinha que entrar dentro da floresta, literalmente!
Nestas ocasiões aumentava a aura de mistério e eu sentia-me como se estivesse numa ilha de piratas em pleno século XVII.
Tinha a certeza que a qualquer momento iria dar de caras com o Jack Sparow. O coração batia acelerado, será que me iam prender? Levaria-me para o barco ou teria um esconderijo na ilha? A paisagem, o cheiro e o barulho do mar faziam-me sonhar. A vegetação avançava até à água, silêncio absoluto, nenhum vestígio de mão humana… Senti que estava no verdadeiro paraíso.
Encontrei praias a perder de vista, com água completamente transparente. Estrelas do mar, raias e caranguejos vinham até à beira mar. Pássaros multicolores e lagartos com golas brancas e vermelhas. Caraíbas no seu estado mais puro. Estava deliciada e completamente relaxada.
Bem perto da ilha existe uma barreira de coral, perfeita para mergulho e snorkeling. A água é de um turquesa tão intenso que quase nos hipnotisa e a fauna é abundante, peixes balão, peixinhos de todas as cores, pargos, barracudas, mantas e tudo isto com uma profundidade à volta dos 5, 6 metros.
É fácil chegar à barreira, no hotel têm um centro de mergulho que nos leva lá.
Foram uns dias perfeitos em Cayo Levisa.
Fui com a família e todos ficamos com vontade de voltar. Acho que as fotos não são boas o suficiente para fazer justiça a este paraíso. Fiquei triste por não me ter cruzado com um verdadeiro pirata, mas quando lá voltar vou procurar melhor…
No final é difícil partir e dizer adeus a um lugar tão especial.
Mas tudo se torna mais fácil com um daiquiri e com a simpatia de quem soube receber…
Agradecer ao BA, que nos levou ao paraíso. E ”hasta la vista”.
Margarida
Mais fotos por favor…
Olá Andreia. Envio mais fotos por mail. Bjs