Bolonha foi uma agradável surpresa.
A cidade é relativamente pequena e visita-se muito bem. Cheia de edifícios e igrejas seculares, respira-se história e ciência. Pode encontrar na zona histórica a universidade mais antiga do mundo! Dizem… Uma vez que este é um assunto polémico entre vários países.
Tem igrejas, torres inclinadas e mosteiros com tradições em perfumaria e farmácia.
O que mais me impressionou, é que esta é uma cidade que pode ser visitada em dias de chuva, pois todas as ruas e edifícios das zonas históricas têm arcadas. Nestas arcadas descobri uma livraria com sabor a café e imensos livros de culinária da região, não resisti e lá aumentei a minha coleção.
Bolonha é a capital da região de Emillia Romagna, situada entre a Lombardia, a Tosacana e Venetto, esta região é rica em produtos típicos, tais como a mortadela, o queijo pecorino, o presunto di parma, tourtelinnis e claro o famoso molho à Bolonhesa que se come em todo o lado. É também uma região rica em agricultura e mesmo no centro da cidade conseguem-se encontrar mercados de produtos frescos que são realmente inspiradores.
Apetecia-me trazer tudo isto na bagagem, mas como devem calcular era impossível.
Partilho convosco uma curiosidade: Como esta é uma região forte em agricultura, havia um fabricante de tratores que adorava carros desportivos, como não conseguia encontrar nenhum que lhe enchesse as medidas, começou a fabricar os seus próprios carros e assim nasceu a ”Lamborghini”!
Voltando ao mercado, também havia queijos e enchidos…
Se viram o post do Festim Italiano, já sabem que um destes lindos bocados de parmesão voltou na minha bagagem. As lojas estão preparadas e embalam-nos em vácuo.
Como devem imaginar estava no paraíso. Se pudesse tinha-me perdido em compras. Apetecia-me experimentar tudo. Parei para petiscar e acompanhar com um copo de chianti, na esperança de conseguir absorver todos os cheiros e sabores.
Descobri morels frescos. O que eu já corri à procura deste tipo de cogumelo. Tenho uma receita do MPW, (Marco Pierre White), que queria muito experimentar. Leva estes cogumelos que nunca consegui encontrar aqui em Portugal. Imaginam a minha deceção quando o Sr. Pizzi me disse que não aguentavam a viagem, que se estragavam!!!
Claro que tive que encontrar outra coisa para trazer e a alternativa foram mesmo os ditos tourtellinis. Havia com vários recheios e tive dificuldade em escolher, mas optei pelos recheados com queijo e cogumelos porcini.
A primeira coisa que me disseram quando pisei em Bolonha era que iria engordar. Dizem que de Bolonha só se sai com pelo menos mais 2 kg e garanto-vos que é verdade. É impossível resistir a tanto apelo gastronómico nesta cidade. As geladarias eram imensas e ainda por cima estava calor, como tal não consegui resistir a um delicioso sorvete de limão…
Enquanto passeava e descobria todos os cantos desta deliciosa cidade.
O balanço desta escapadinha de fim-de-semana foi muito positivo.
Trouxe uma bagagem cheia de coisas boas para comer e novas receitas para experimentar e claro, partilhar.
São estes momentos que me fazem feliz. E vocês, o que é que vos faz feliz? partilhem as vossas ideias e opiniões. Já agora, alguém sabe onde comprar cogumelos morels frescos na área de Lisboa?
Beijinhos
Deixe uma resposta